segunda-feira, 14 de maio de 2012

História dos Mariachis



Conheça a história dos Mariachis


Na época da conquista espanhola frades espanhóis, ao descobrirem a tribo coca perceberam a facilidade dos primitivos de reproduzirem sons e música através dos instrumentos que eles mesmos construíam e decidiram utilizar a música, como instrumento evangelizador.






Com o tempo os músicos cocas passaram a adotar e fabricar os instrumentos espanhóis: como o violão e o violino. Dando origem aos primeiros violinos, chamados “violinos del cerro” além de outros instrumentos. Diz a lenda que durante o processo evangelizador, os indígenas de Cocula começaram a adorar à Virgem “Maria del Rio”, criando um canto de louvor à Virgem, e em uns dos parágrafos do canto, se lê “Maria Ce son” (a canção de Maria), que ao pronunciar rapidamente  parecia dizer, “Maria shi” e daí segundo os estudiosos a palavra “Mariachi” deriva desse canto religioso.
Segundo Sérgio Damião Sartiaguin (chefe da Unidade Estatal de Culturas Populares de Nayarit), pode-se dizer que o Mariachi é um produto cultural mestiço, que nasceu simultaneamente em várias regiões do ocidente mexicano.


O famoso grupo Mariachi Vargas, interpretando a linda canção Cielito Lindo