sexta-feira, 13 de julho de 2012

Chaves - As histórias por trás do famoso seriado

Durante décadas - de pai para filho - estamos acostumados em assistir o seriado Chaves no canal de televisão SBT. Por ser o seriado, digamos, mais famoso do país surgem a cada dia novos fãs e grupos de fãs que fomentam o mercado de objetos, imagens e informações dos personagens e da saga, que dura desde 1971.



Para quem ainda não conhece, que são poucas pessoas, a série conta a história de um garoto órfão e muito humilde, que é conhecido simplesmente como "El Chavo del ocho". No Brasil é conhecido como "Chaves". O garoto vive na periferia de uma grande cidade, e seu "esconderijo" é um barril localizado no pátio principal da vila de classe média baixa onde passa todo o seu dia. Lá, ele deve conviver com os particulares moradores e vizinhos, com os quais sempre está envolvido em divertidas situações. Através das mais variadas formas de comédia, a série aborda críticas sociais relativas à convivência entre vizinhos, satirizando atitudes genuínas com piadas rápidas e por vezes perspicazes a cada episódio. 
Segundo Bolaños, em entrevista ao livro O Diário do Chaves, lançado em 2006, o garoto havia fugido de um orfanato do qual a mãe o havia deixado bem pequeno, uma vez que não se sentia feliz lá. Foi então que encontrou uma "vila", e uma senhora sozinha, muito idosa, o abrigou no apartamento número 8, onde morava. Logo, ela faleceu e Chaves teve que ser despejado, passando a viver então dentro do Barril. Mas para todos, continuava dizendo que morava no apartamento 8.



Mesmo com a fama, muitas pessoas desconhecem o desfecho de alguns personagens e muitos acreditam em lendas que foram criadas, como a história em que todos os personagens morreram em um acidente de avião.   O que de fato ocorreu é que no final da década de 1980 para o início da década de 1990, o número de novos episódios começou a diminuir e, uma vez mais, muitos dos primeiros episódios foram refeitos. Além disso, como o ator Bolaños envelhecia, ele deixou de ser considerado apto para desempenhar o papel de um garoto de 8 anos de idade. Resultado: a produção de Chaves foi interrompida em 12 de janeiro de 1992. Após isto as "lendas urbanas" começaram a aparecer.



Do elenco principal o único ator que faleceu foi Ramón Vadés, o Seu Madruga. Balaños e Florinda Meza são casados desde 2005, mas passaram mais de 30 anos juntos.

O elenco principal de Chaves era formado por:
Roberto Gómez Bolaños - Chaves
Carlos Villagrán - Quico
María Antonieta de las Nieves - Chiquinha / Dona Neves
Ramón Vadés - Seu Madruga
Florinda Meza - Dona Florinda / Popis
Rubén Aguirre - Professor Girafales
Edgar Vivar - Senhor Barriga / Nhonho
Angelines Fernández - Dona Clotilde