quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Qual a pimenta mais forte do mundo?


Então pessoal, muita gente chega no Olé pedindo logo de cara a pimenta mais forte. Mas como 'medir'  o poder dessa frutinha picante? Bom, no primeiro momento precisamos entender por que logo depois que a pessoa morde uma pimenta tem a sensação de que a boca vai pegar fogo:

Essa sensação acontece porque as pimentas possuem as chamadas capsaicinóides (substâncias sem cheiro nem sabor) que estimulam as células nervosas da boca, produzindo aquela sensação de ardor, como se a boca estivesse literalmente, pegando fogo. 
As capsaicinóides são produzidas por glândulas localizadas nas placentas das pimentas – aquele tecido esbranquiçado onde ficam grudadas as sementinhas. A “temperatura” de cada espécie desse fruto depende da concentração de capsaicinóides que ela possui. 

E, por incrível que pareça, existe até uma unidade específica para se medir o ardor: a Unidade de Calor Scoville (SHU) – nome em homenagem ao farmacologista Wilbur L. Scoville, pioneiro na medição do poder de fogo desse condimento. O SHU de cada pimenta é obtido após testes bioquímicos em máquinas com líquidos de alta pressão.

 O Guinness Book, o “livro dos recordes”, já apontou em uma de suas edições a californiana red savina habanero como a pimenta mais ardida do mundo, atingindo a marca de até 580 mil SHU. Só para comparar, a nossa “quentíssima” e popular malagueta atinge cerca de 200 mil SHU. Num ranking completo das espécies mais poderosas, é provável que a malagueta conseguisse um lugar entre as cinco primeiras. Mas, como ela é pouco conhecida fora do Brasil, não entrou na lista a seguir:

Tempero quente
Pouco conhecida no exterior, a nossa malagueta ficou fora dessa lista internacional das cinco pimentas mais ardidas
Jamaican Hot
Região: Jamaica e ilhas do Caribe
Poder de fogo: até 200 mil SHU
Scotch Bonnet
Região: Jamaica, Belize e Caribe
Poder de fogo: até 250 mil SHU
Red Savina Habanero
Região: Califórnia (Estados Unidos)
Poder de fogo: até 580 mil SHU
Habanero
Região: península de Yucatán (México) e Caribe
Poder de fogo: até 300 mil SHU
Thai
Região: sudeste da Ásia e Califórnia
Poder de fogo: até 100 mil SHU



As pimentas fazem tanto sucesso que muita gente decidiu desafiar a si mesmo comendo um pedaço ou até mesmo uma pimenta inteira como mostra em alguns vídeos abaixo:







Então pessoal, alguém encara o desafio? Os melhores vídeos serão postados aqui no blog!
Mas, muita cautela né pessoal?  Os indivíduos com hipertensão ou com problemas gastrointestinais, como gastrite, úlcera, hemorróidas, fissuras ou lesões devem evitá-la, uma vez que a capsaicina funciona como um agente agressor das mucosas. Apesar de a pimenta não causar esses problemas, ela pode agravá-los. 

Fonte: Marketing na cozinha, dadaalargada

Um comentário: