Tão tradicional e marcante quanto os pratos da culinária mexicana, são também seus drinks. Com base de tequila (claro!), o mais famoso é a Margarita.
Sobre a origem do nome existem várias lendas. As mais citadas são três:
1. A estadunidense Margarita Sames tinha uma casa em Acapulco, onde na época os famosos de Hollywood passavam boas temporadas. Ela era uma das grandes socialites da época (1948) e recebia amigos como Lana Turner, Fred MacMurray, Nick Hilton (dos hóteis), John Wayne etc. Uma vez a anfitriã foi desafiada a criar um coquetel: ela misturou Cointreau com tequila e suco de limão. Como na época era hábito tomar tequila precedida por uma pitada de sal, acrescentou o anel de limão e sal em volta da borda do copo. Foi um sucesso e ganhou o nome da anfitriã, Margarita.
2. Rita Hayworth, cujo nome verdadeiro era Margarita Carmen Cansin, na juventude, antes de sua fama, se apresentava em Cassinos na vida noturna de Tijuana, México. Ali, um barman de nome Enrique Gutierrez criou o coquetel e o batizou em homenagem à atriz.
3. Nos anos 40, havia um bar de estrada em Rosarita Beach na Baja California que era de propriedade de Danny Herrera. O local era frequentado por Katherine Hepburn, Ava Gardner e outras celebridades. Herrera criou o coquetel, uma maneira de suavizar o gosto forte da tequila, para conquistar uma certa Marjorie (Margarita em espanhol) King.¹
Independente da origem do nome, a bebida mexicana é tão popular que nos Estados Unidos existe o “NATIONAL MARGARITA DAY”, comemorado no dia 22 de fevereiro.
Feita com tequila, cointreau, suco de limão e gelo, o drink necessita de uma preparação especial. Assim como nos shots de tequila, é preciso abrir as papilas gustativas com sal e fechá-las com limão. Como a receita contém suco de limão, a borda de sal no copo faz o início do trabalho.
Venha provar mais esse pedacinho do México aqui no Olé!
Margarita com Nachos e Margarita com Quesadilla do Olé |
Nenhum comentário:
Postar um comentário