terça-feira, 27 de dezembro de 2011

As Novelas Mexicanas

Quem nunca deu umas boas risadas ou até mesmo se emocionou com uma novela mexicana? E quem nunca escutou a expressão “minha vida é uma novela mexicana” ? Pois é, esse misto de dramas e exageros completou 54 anos em 2011. Não é de hoje que a teledramaturgia mexicana vem tomando conta da televisão não só do Brasil., como no mundo. O grande empenho na teledramaturgia mexicana é muito valorizado em seu país, tendo grandes produtoras de novela e uma disputa acirrada na audiência.

No México, as novelas da Televisa são líderes absolutos de audiência. Porém existe uma outra grande produtora de novelas, de melhor qualidade de produção e de texto, a TV Azteca. Nesses últimos anos, as novelas da TV Azteca ganharam muita audiência, o que obrigou a Televisa a fazer mudanças drásticas em suas produções: reduzir exageros de maquilagem e abordar temas mais polêmicos em suas produções, fato que começou a partir de “Amigas y Rivales”.

No Brasil, as novelas mexicanas conquistaram todo o público. Suas histórias simples, que emocionam a todos, foram a fórmula do sucesso desse gênero de telenovela. Desde “Os Ricos Também Choram”, são inúmeros sucessos. Alguns sucessos são “Carrossel” (1989), “Chispita” (1982), “O Direito de Nascer” (1981).
Algumas novelas do México, em especial da Televisa, já foram vendidas para mais de 180 países, principalmente as protagonizadas pela Thalía. Inclusive, rola pela internet uma história que nas Filipinas, a novela “Marimar” foi responsável por um acordo de paz em uma guerra civíl. O motivo era que, no horário da novela, todos paravam de guerrear para assistir aos capítulos da novela.

As novelas de maior audiência no México, pela ordem, são: “Amor Real” (2003), “A Feia Mais Bela” (2006), “A Madrasta” (2005) e “Destilando Amor” (2007).



Fonte: Blog Internacional


segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Conhecendo a culinária mexicana

O México pode ser considerado um paraíso para a gastronomia. Com extrema criatividade, todo mexicano tem seu segredo para qualquer prato. Com isso,  a cozinha mexicana consegue aliar sabores fortes e infinitas combinações de ingredientes de maneira simples. Isso tudo é resultado da influência de nações indígenas milenares como os astecas e maias, associadas  a ingredientes  e técnicas trazidas por colonizadores europeus no século XVI.
A base da culinária mexicana é o milho. Dele são feitas as Tortilhas que originaram os Burritos, Tacos, Enchiladas, Fajitas, Tostadas, Chimichangas, Flautas, Quesadilhas e Nachos. As tortilas podem ser servidas quentes, frias, fritas ou tostadas. Em muitos casos são usadas como talher adicional ou até como veículos para que possamos comer carnes, feijões, etc, de maneira rápida e prática.
Um fator decisivo na culinária mexicana são as cores, presentes não só na montagem dos pratos, como na mesa e em ambientes, sem parcimônia.
O mexicano, além de se alimentar de maneira saudável e completa pratica a Sesta, tradicional cochilo após a hora do almoço. Estudos já provaram que o hábito aumenta a produtividade e capacidade de atenção. Para conhecer mais sobre a culinária mexicana, venha saborear os deliciosos pratos oferecidos no Olé Armazém Mexicano, que  em um clima aconchegante vem conquistando os diferentes paladares do Brasil!




Fonte: Viva México