terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Desenhista Tambeiro

Antes da inauguração, o logo do Olé Armazém Mexicano era um sombreiro em traços bem simples, foi aí que amigos publicitários indicaram para o Ivo que conversassem com desenhista Jair Tambeiro Guimarães. Desde então essa parceria nunca mais se desfez!

Tambeiro comenta que se sentiu a vontade desde o início e que além de serem clientes, existe uma identificação com os diretores, o que sempre facilita na hora de trabalhar. A cada visita ao Olé, uma nova idéia! Depois do logotipo veio o “Cactos Genealógico” – que nós já falamos aqui no blog – que por fim foi pintado no local antes reservado para a TV. O proprietário Ivo brinca que Tambeiro salvou o restaurante de ter uma TV e um logo sem graça!

Em seguida o desenhista pintou a missão do restaurante “Receber, Cozinhar e Compartilhar”, na seqüência a família mexicana.

Os dois quadros que merecem destaque dentre tantos pintados pelo Tambeiro são da Frida Kahlo e seu marido Diego Rivera, dois personagens fortes da cultura mexicana.  A Silvana passou o seguinte briefing: - Precisamos que os quadros tenham um Sol e uma Lua! E a partir disso, todo o resto ficou por conta do artista!

Primeiro veio o quadro do Diego, e nove meses depois “nasceu” o da Frida. Para quem conhece a história dos dois, não há como não ficar horas olhando cada mínimo detalhe.

Elementos: Deserto, sol forte, paleta de pintura e o touro


Frida era uma pintora que procurava em sua arte afirmar a identidade nacional mexicana. Segundo Tambeiro, a idéia deste quadro é um palco, cenário com luz controlada. Além disso, o desenhista quis fazer uma homenagem a ela, a colocando acima da cadeira de rodas como simbologia dela estar acima do sofrimento e sua limitação. A cadeira de rodas foi conseqüência de um acidente no bonde em que estava que se chocou com um trem e o pára-choque de um dos veículos perfurou suas costas.
Além disso, seus autoretratatos que não poderiam faltar na pintura!

Outro ambiente que chama atenção no Olé e que também tem a assinatura do desenhista é a parede externa. Onde tudo foi pintado como se estivesse disposto ao redor da janela. Para deixar o trabalho ainda mais belo, Tambeiro optou por fazer o desenho em uma parede com textura, deixando a aparência mais rústica e verdadeira.


Além desses que mencionamos, os menus , o motoqueiro mexicano, com seu bigode voando com o vento, os azulejos pintados na parte interna do restaurante, a caveira em papel machê, entre outros, também são obras do desenhista e que merecem ser prestigiadas em sua próxima visita ao restaurante.



O surpreendente, após ver todos os trabalhos que o Tambeiro já fez para o Olé, é saber que o artista ainda não conhece o México e nunca havia feito trabalhos com referência na cultura mexicana. De repente o Ivo tem razão: “Ele incorpora e baixa um santo na hora de criar”.

P.S.: Para quem gostou do trabalho do Tambeiro e quiser entrar em contato: 51 82205750

 

 

Um comentário: